XII Jornadas de Enoturismo arrancam com sala cheia e painéis com assuntos diversificados.

Começaram hoje, com casa cheia, as XII Jornadas de Enoturismo, que decorrem no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Ao longo de dois dias de programação, esta iniciativa anual promove a reflexão e o debate sobre o enoturismo no Centro de Portugal, incentivando a troca de ideias e experiências entre participantes e especialistas do setor. 

O evento é organizado pelas regiões vitivinícolas do Centro de Portugal – Bairrada, Dão, Beira Interior, Lisboa e Tejo, com o apoio da Turismo Centro de Portugal (TCP), da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. 

A Sessão de Abertura, na manhã de hoje, contou com intervenções de José Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola (CV) da Bairrada, Jorge Brandão, vogal do Programa Regional Centro 2023, Rogério Carlos, vice-presidente do Município de Aveiro e, em mensagens por vídeo, José Ribau Esteves, presidente do Município de Aveiro, e Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo.

Seguiu-se o primeiro painel de discussão, sob o tema “Enoturismo: Percurso e Perspetivas”. Moderado por Carlos Martins, consultor em economia criativa e turismo, o painel teve como intervenientes Adriana Rodrigues e Sílvia Ribau, da TCP, e José Pedro Soares, da CV da Bairrada. 

Para lançar a discussão, Adriana Rodrigues, Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da TCP, desafiou toda a assistência a participar numa análise interativa em tempo real sobre a realidade do enoturismo na região. O exercício avaliou as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças deste produto turístico, bem como a perceção sobre o vinho e o enoturismo de cada uma das cinco comissões vitivinícolas e a imagem geral do enoturismo regional.

Na questão “Qual o maior desafio ao desenvolvimento do enoturismo no Centro de Portugal”, os participantes destacaram a “articulação entre os diversos atores” e a “mudança das preferências do consumidor”. Já quanto aos pontos fortes do enoturismo na região, os mais referidos foram “diversidade”, “autenticidade”, “paisagem”, “qualidade” e “gastronomia”, sendo os pontos fracos a “comunicação”, a “promoção” e o “investimento”.

“Concorrência” e “alterações climáticas” foram as principais ameaças identificadas pela assistência, enquanto “inteligência artificial”, “diversidade” e “localização” foram as oportunidades mais referidas. A terminar, a questão “que imagem tem o enoturismo na região” recebeu como respostas preferenciais a “diversidade” e o “potencial”.

Na sua intervenção, Sílvia Ribau, Diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da TCP, realçou a evolução das Jornadas desde 2011. “No início, os programas consistiam em conhecermos a oferta turística e convidarmos pessoas de fora da região, para apresentarem as boas práticas neste setor, numa aprendizagem sobre o que estava a acontecer noutras regiões. Atualmente, as Jornadas de Enoturismo realizam workshops, fazem ações de sensibilização e conversam sobre os desafios da sustentabilidade e outros. A evolução é notória”, considerou.

Sílvia Ribau refletiu ainda sobre a importância de “aliar o que é improvável” para atrair mais visitantes à oferta de enoturismo. “Numa das edições anteriores, uma interlocutora de outro país deu-nos a conhecer um evento que tinha atraído muitas pessoas às suas quintas e vinhas: um concerto de música clássica. Penso que é fundamental, para atrair pessoas, a realização de atividades e de eventos que possam dinamizar as quintas e os territórios com vinhos. Aliar o que é improvável, juntar a animação à paisagem, funciona e é marcante”, acrescentou.

O segundo painel do dia, dedicado ao tema “A Arte do Storytelling”, teve a participação de Nuno Madeira, gestor do produto Enoturismo do Turismo de Portugal, Elaine de Oliveira, sommelier e jornalista, e Cláudia Camacho, perfumista. Amanhã, segundo e último dia das Jornadas, terão lugar mais três painéis, sobre “A Criação de uma Experiência Memorável”, “Da Mesa à Descoberta – O Papel dos Sommeliers” e “Os Desafios do Setor: Autêntico, Inteligente e Sustentável”.

O programa inclui ainda workshops e visitas a quintas e adegas da Bairrada, proporcionando aos participantes uma imersão nas experiências enoturísticas da região.