C O M U N I C A D O

Nuno Soares, na qualidade de diretor de informação e programação da Mundialfm, decorrente do compromisso assumido da realização de debates autárquicos em vários Municípios da região (como de resto tem vindo a acontecer), privilegiando todos os que asseguramos cobertura em FM, não posso deixar de esclarecer que;

  1. Entre os municípios que nos propusemos à realização dos debates (diga-se todo com o mesmo formato como se poderá verificar dos já realizados e disponíveis no nosso site e Facebook), inicialmente informamos dos locais e das datas a TODOS OS PARTIDOS PORTUGUESES, como se poderá verificar no email remetido em 21 de julho.
  1. Posteriormente, após termos conhecimento dos contactos dos mandatários de cada candidatura, fizemo-lo de forma direta, recorrendo até ao Messenger, quando não havia mais qualquer informação de como chegar à candidatura.
  1. Em Tábua a coligação PSD/CDS-PP aceitou o convite informando que estaria presente o candidato Fernando Tavares Pereira acompanhado pelo seu mandatário Victor Melo.
  2. O PCP respondeu via e-mail, que se junta, informando que não poderia a sua candidata estar presente “por motivos pessoais”, que aceitamos e compreendemos.
  3. No entanto veio o PS de Tábua para não comparecer e declinar o convite em primeiro;
  1. Tenho, por necessidades de programação de campanha, e presença junto de eleitores, já agendadas várias acções presenciais, para a data em causa, e algumas das quais em horário coincidente;

Sempre se diga que o nosso convite for formulado no dia 17 de agosto. Sendo que com o devido respeito, nos parece um argumento sem qualquer coerência, dado que, se realmente, como todos os outros partidos que já participaram nos mais diversos debates organizados, houvesse vontade de marcar presença, facilmente teria sido moldada a alegada agenda e compromissos;

Porém, mais grave se torna este e-mail, já que no ponto 2 da missiva que nos foi remetida se acusa;

2 – Ainda que tal não sucedesse, não poderia o ora respondente aceitar um convite para um debate autárquico, para o qual não se encontram convidados todos os candidatos, como de resto, hoje mesmo, me foi comunicado pelo candidato cabeça de lista da CDU, que não recepcionou qualquer convite.

Ora, sendo defensor de uma democracia plena, com a participação de todos, ainda que com projectos diversos, não poderia aceitar o honroso convite de Vª Exª, dada a circunstância de não haver sido feito convite ao candidato em causa.

Pouco teremos a acrescentar, bastará para isso, verificar o email recebido da CDU (PCP) ou do nosso email enviado em 21 de julho, até a tentativa de contacto pelo Messenger em 17 de agosto.

Alega outras razões que seguramente não nos são dirigidas dado que no final deixam claro que a elas somos alheios.

Faz-se uma referência à expressão “democracia plena”, sendo disso que a Mundialfm tem como única preocupação. Os debates servem para os candidatos poderem, de forma civilizada e educada, permitirem que os eleitores sejam esclarecidos, quer dos seus projetos quer das suas propostas e motivações. No caso em concreto de Tábua isso não poderá acontecer, não sendo por vontade da Mundialfm, mas claramente por quem se nega à participação não por qualquer motivo pessoal, mas sim com fundamentos falsos que em nada tornam o processo eleitoral democrático sério.

Queremos agradecer à CM de Tábua (na pessoa do Sr presidente Mário Loureiro) pela cedência do espaço onde se iria realizar o Debate, sendo que jamais poderíamos permitir a realização de tal evento com um único candidato que efetivamente estaria disponível para debater publicamente com os seus adversários as suas ideias e propostas.

Apresentando por fim um pedido de desculpas aos cidadãos de Tábua (nossos ouvintes e espectadores), que na expectativa da realização do debate tinham depositado a sua confiança na informação da Mundialfm.

21 de setembro de 2021

Nuno Soares