O procedimento pré-contratual, que pode ser ajuste direto, concurso público, concurso limitado por prévia qualificação, procedimento de negociação ou diálogo concorrencial, segundo o Código dos Contratos Públicos, foi aprovado pelo Conselho de Administração da CP, em reunião de 07 de julho, que argumentou que o procedimento é necessário para a reparação e definiu que o valor total é de 236.497 euros, mais IVA, a repartir entre este ano e 2022.
A CP, na mesma deliberação, publicada hoje em Diário da República, define que o encargo associado a esta nova contratação tem um prazo de execução até 16 meses, a executar entre os anos de 2021 e 2022.
Ontem, dia 16 de Julho, o Conselho de Ministros aprovou um concurso, a lançar este ano e adjudicar o contrato em 2022, para a compra pela CP de 117 novas automotoras elétricas, por 819 milhões de euros, esperando o Governo que o primeiro comboio chegue em 2026 e que a totalidade das composições esteja em circulação em 2029.
Os novos comboios vão ser direcionados para as zonas urbanas e serviço regional, estando também calendarizado o financiamento da compra de mais 22 comboios, já adjudicados aos suíços da Stadler.