Menos de uma semana depois de arrancar o prazo para a entrega do IRS, mais de um milhão de contribuintes já cumpriram com esta obrigação fiscal, de acordo com as estatísticas do Portal das Finanças. A campanha decorre até ao final do mês de junho.

Com o alargamento do IRS automático a novas tipologias de rendimentos, é de 3,5 milhões o potencial número de agregados familiares que beneficiam este ano de automatismo e podem optar pela declaração pré-preenchida pelo Fisco.

Mesmo antes de começar o prazo de entrega da declaração de IRS, até às 24h00 de quarta-feira, o Portal contava já com o registo de 198.399 declarações.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, em declarações à Antena 1 na semana passada, afirmou que, este ano, é “expectável” que os reembolsos cheguem mais cedo aos bolsos dos contribuintes, mas apelou a que os contribuintes não se apressem na entrega.

De referir que ontem, a AT alertou para a existência de emails fraudulentos que estão a ser enviados, solicitando dados bancários para posterior reembolso do IRS.

A AT sublinha que se “trata de um email fraudulento”, pelo que o contribuinte “deve eliminá-lo de imediato”.