Os dados do Eurostat revelam que o consumo de eletricidade ficou “abaixo dos níveis normais” na União Europeia, no mês de junho, já marcado pelo desconfinamento.
De acordo com a agência estatística a redução do consumo de eletricidade está relacionada com as “medidas restritivas para abrandar a propagação da Covid-19”, tais como o fecho de escolas, restaurantes, bares e hotéis.
Além disso, “muitas empresas reduziram os níveis de produção por falta de procura ou por interrupção da cadeia de abastecimento”, o que também justifica a queda do consumo de eletricidade.
Essas medidas começaram, porém, a ser levantadas em maio e junho já foi um mês de regresso à normalidade possível, ainda que o consumo de energia não tenha recuperado logo o patamar pré-pandemia.
Os dados do Eurostat revelam que o consumo total de eletricidade da UE em junho de 2020 foi 7,6% inferior ao valor mais baixo num mês de junho registado entre 2016 e 2019. Em Portugal a redução foi de 7,8%, ligeiramente acima da média da UE.