No âmbito da Rede Social, reuniu esta quinta-feira (13 de julho) o Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Tondela. A reunião foi liderada pela presidente deste órgão, Vera Machado, vereadora com o pelouro da Ação Social na Câmara Municipal.
Entre outros assuntos, o CLAS analisou o trabalho desenvolvido no âmbito da transferência de competências no domínio da Ação Social, que está a ser realizado de forma assertiva e empenhada por todos os serviços e técnicos envolvidos.
Na reunião foi destacado o caráter inovador e a importância da implementação do atendimento descentralizado, que é realizado, desde inícios de junho, uma vez por mês, pela equipa do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) de Tondela em todas as freguesias do concelho.
Os parceiros aprovaram a segunda prorrogação do CLDS4G – Tondela Inclusiva, que foi prolongado até 30 de setembro deste ano, atendendo à relevância para o território deste projeto de intervenção comunitária de proximidade, adaptável às idiossincrasias dos públicos alvo em que intervém.
No encontro foram também apresentadas as propostas formativas da Rede Social para o segundo semestre deste ano, que versarão a temática dos comportamentos aditivos e dependências, em parceria com o Centro de Respostas Integradas de Viseu, e a violência contra as pessoas idosas, cuidadores e entidades prestadoras de cuidados, que será abordada numa ação conjunta com a Associação de Apoio à Vítima e Fundação Calouste Gulbenkian.
Na reunião do CLAS, os parceiros foram ainda informados e convidados para participarem nas comemorações do Dia Mundial dos Avós, marcadas para 26 de julho. Durante o evento decorrerão várias atividades que pretendem demonstrar o carinho e apreço por todos os avós.