A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) realizou o seu 5º Congresso, no Centro Multiusos de Lamego, a 6 de dezembro último. O evento, que ficou marcado pela eleição estatutária dos novos órgãos da associação, foi também um momento de balanço do mandato que terminou e colocou em debate o tema central do congresso: “Assembleias Municipais – Hoje e Amanhã”.
Num momento de transição do poder local democrático, Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, reafirmou a importância das Assembleias Municipais: “Não tenho dúvidas que é necessário reforçar os poderes das Assembleias Municipais. Tendem, muitas vezes, a ser vistas como uma concentração das elites locais, mas devem ser o reflexo da sociedade local em toda a sua diversidade, tendo uma participação ativa dos cidadãos”.
Durante o encontro, Fernando Santos Pereira, presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, foi eleito o novo líder da ANAM, numa manhã que contou com a presença de Carlos Abreu Amorim, Ministro dos Assuntos Parlamentares, e Silvério Regalado, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.
Fernando Santos Pereira revelou que quer uma cimeira do poder local com as associações de municípios e de freguesias.
A ANAM, que completa dez anos de existência em 2026, alcançou a maior representatividade da sua história e consolidou-se como uma voz influente no diálogo institucional, quer com os eleitos locais, quer com o Governo.




