O Município de Condeixa-a-Nova foi de novo escolhido pela Guarda Nacional Republicana (GNR) para a V Caminhada pela Floresta, que decorreu no passado domingo com o objetivo de mostrar o privilégio de caminhar numa floresta que importa cada vez mais preservar e proteger.

A iniciativa da GNR contou com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, da União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova e do Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional.

Os cerca de 200 participantes desta caminhada percorreram alguns dos espaços mais emblemáticos do concelho passando pela mata da Abufarda/Alfarda, descendo ao canhão Fluviocársico do Rio de Mouros, na ponte das Ruínas, e subindo a Serra de Alconcere. No regresso, uma passagem no interior das Ruínas de Conimbriga permitiu o contacto com o legado romano que faz parte da identidade deste território.

Entretanto, estão já calendarizadas diversas ações de sensibilização sobre Defesa da Floresta Contra Incêndios nas freguesias do Furadouro (11 de abril, Furadouro, 18h00 e Casmilo, 19h30), Anobra (12 de abril, Junta de freguesia, 19h30), Ega (14 de abril, 19h00 e no dia 20 de abril, Casal do Missa, 19h00), União de Freguesias de Sebal e Belide (18 de abril, Sobreiro, 19h30 e 19 de abril, Belide, 19h30) e ainda na União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova (21 de abril, Alcabideque, 21h00 e 28 de abril, Condeixa-a-Velha, 21h00).