O concurso nacional de acesso ao ensino superior conta, este ano, com 1.001 vagas adicionais disponibilizadas pelas instituições de ensino público, anunciou o Governo.

A estas vagas adicionais somam-se 721 vagas destinadas aos concursos locais, o que faz com que o regime geral de acesso ao ensino superior público (incluindo concursos nacionais e locais) disponha, este ano, de um total de 55.362 vagas, segundo numa nota à comunicação social do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

As universidades de Lisboa (153) e de Aveiro (131) foram as instituições de ensino superior, de uma lista de 22, que cederam mais vagas adicionais, seguindo-se o Instituto Politécnico do Porto (97).

Perante vagas adicionais disponíveis, os candidatos da primeira fase podem atualizar as suas opções na plataforma de candidaturas no portal da Direção-Geral do Ensino Superior, “sendo considerada apenas a última candidatura submetida”.

Os resultados de colocação da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior são divulgados em 11 de setembro.

Há ainda uma segunda fase de candidaturas, de 12 a 23 de setembro, e uma terceira fase, de 07 a 11 de outubro.