O Governo decidiu que, nos concelhos de risco elevado e muito elevado de transmissão da covid-19 passa a existir uma limitação da circulação na via pública a partir das 23 horas.

Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, a ministra de Estado e da Presidência afirmou que a pandemia não está controlada e pediu prudência aos portugueses:

Mariana Vieira da Silva referiu as faixas etárias com maior aumento da taxa de incidência e reforçou o benefício da vacinação, considerando os dados epidemiológicos atuais:

Em estado de alerta, ou seja, onde foram ultrapassados os 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, ou 240 nos territórios de baixa densidade, estão Albergaria-a-Velha, Aveiro, Idanha-a-Nova, Ílhavo, Nazaré, Óbidos, Trancoso, Vagos e Viseu, entre outros. Para além da restrição de circulação, há outras regras a ter em conta:

Neste momento, há 19 concelhos em risco muito elevado, a maioria na Área Metropolitana de Lisboa, a que se junta o município de Mira, no distrito de Coimbra, entre outros, sobretudo no litoral a sul de Lisboa e no Algarve.

Também aqui, existem várias restrições:

Algumas das medidas tomadas em Conselho de Ministros, esta quinta-feira, no que toca às restrições que passam a vigorar nos concelhos em risco elevado e muito elevado de infeção por covid-19.

A outro nível, o Governo aprovou também o prolongamento dos apoios sociais e a proibição do corte de serviços essenciais:

O essencial da conferência de conferência da ministra de Estado e da Presidência, após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, no qual o Governo também marcou para 26 de setembro a data das eleições autárquicas.