A Comissão Europeia (CE) já transferiu 64% do valor programado no Portugal 2020, com 17.259 milhões de euros até setembro, mantendo-se o país no segundo lugar entre os Estados que mais fundos receberam, revela o último boletim dos fundos da União Europeia.
Portugal mantém-se assim com a segunda maior taxa de pagamentos intermédios, atrás da Lituânia, entre os Estados-membros com maiores envelopes financeiros (superiores a 7.000 milhões de euros), com seis pontos percentuais acima da média da União Europeia (UE).
Entre todos os Estados-membros, Portugal ocupa o 5.º lugar ao nível do valor das transferências, abaixo da Polónia, Itália, Espanha e França.
A CE transferiu o montante total de 276.397 milhões de euros para os 28 Estados-membros, sendo que 6,2% desse valor foi para Portugal.
Com uma dotação global de cerca de 26 mil milhões de euros, o programa Portugal 2020 consiste num acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, “no qual se estabelecem os princípios e as prioridades de programação para a política de desenvolvimento económico, social e territorial de Portugal, entre 2014 e 2020”.