A Rússia iniciou o ataque à Ucrânia, por volta das 05:00 e as rotas utilizadas para os avanços foram através da Bielorrússia, para chegar à capital, Kiev, via Crimeia e por meio de Donbass e nordeste do país. As informações avançadas por Kiev são de que estão a entrar militares de forma massiva por Kharkiv, onde estão a haver confrontos entre militares russos e guardas transfronteiriços.
A polícia nacional ucraniana já publicou uma lista de locais onde foram ouvidas explosões desde madrugada e são 24 sítios, nomeadamente Kiev e arredores.
Até ao momento há pelo menos oito mortes e 11 feridos nas primeiras horas da invasão russa ao país, segundo o assessor do Ministério do Interior, Anton Gueraschenko.
O primeiro-ministro, António Costa, pediu durante a madrugada ao Presidente da República uma reunião urgente do Conselho Superior de Defesa Nacional. O encontro está agendado para as 12h de hoje.
COMISSÃO EUROPEIA
A Presidente da Comissão Europeia disse, esta quinta-feira, que Putin trouxe a guerra de volta à Europa e prometeu “enfraquecer a base económica da Rússia” com as sanções mais duras de sempre.
De acordo com Ursula von der Leyen, ainda hoje os Estados-membros vão receber um pacote de sanções para aprovação.