A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra vai acolher, no próximo sábado, dia 12 de fevereiro, pelas 16h00, a apresentação do romance de António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz. “Nocturno” venceu o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa, em 2020, e a apresentação vai estar a cargo do escritor António Tavares.
“Nocturno”, um premiado romance de António Canteiro, vai ser apresentado na Casa da Escrita no próximo sábado, pelas 16h00. A apresentação da obra, que venceu o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa, em 2020, vai estar a cargo do escritor António Tavares.
A sessão vai contar também com um apontamento musical pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra e uma leitura de textos por Cândida Ferreira e José Castela, da Bonifrates, Cooperativa de Produções Teatrais e Realizações Culturais.
João Carlos Costa da Cruz nasceu em S. Caetano, em 1964, vivendo atualmente em Febres (Cantanhede). Utilizando o pseudónimo António Canteiro, publicou várias obras nos géneros poesia e romance, alvo de diferentes distinções: Parede de Adobo (CSPSC), romance que recebeu Menção Honrosa do Prémio Carlos de Oliveira, em 2005; Ao Redor dos Muros (Gradiva Publicações), romance que venceu o Prémio Alves Redol, em 2009; Largo da Capella (Gradiva Publicações), romance que obteve a Menção Honrosa do Prémio João Gaspar Simões, em 2011; O Silêncio Solar das Manhãs (Gradiva Publicações), que venceu o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, em 2013; Logo à Tarde vai Estar Frio (Gradiva Publicações), romance galardoado com Menção Especial do Júri, no Prémio João José Cochofel/Casa da Escrita de Coimbra, e vencedor, em 2015, do Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho; Na Luz das Janelas Pestanejam as Sombras (Ed. LASA) que arrecadou o Prémio de Poesia de Bocage, em 2015; A Luz Vem das Pedras (Gradiva Publicações), romance que venceu, em 2015, o Prémio Alves Redol; Vamos Então Falar de Árvores, romance (Editora Húmus), que venceu ex-aequo o Prémio Bento da Cruz, em 2018; A Casa do Ser (Gradiva Publicações), que venceu o Prémio de Poesia de Bocage, em 2018; Não Fosse o Tumulto de Um Corpo, poesia inédita, vencedor do Prémio Literário António Cabral, em 2019.
