A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai participar no Portugal Smart Cities Summit, o maior evento nacional sobre cidades inteligentes, que este ano se realiza de 11 a 13 de outubro na Feira Internacional de Lisboa. A autarquia, que volta a juntar no seu expositor instituições e empresas de referência da cidade, vai levar uma programação própria, que inclui a apresentação do vídeo #Coimbra, the right place to be, do iParque e de projetos como o Creating Actionable Futures (CrAFt) ou o @Baixa Coimbra, bem como conversas informais sobre temas que vão do empreendedorismo ao futuro da mobilidade na cidade, passando pela formação de talentos, os desafios do setor da água ou o município enquanto laboratório vivo de experimentação. 

A autarquia vai voltar a juntar, no seu expositor (Pavilhão 4| 4CO2), instituições de referência da cidade e agregadoras, empresas e startups que trabalham na área das cidades inteligentes. O stand do Município vai acolher, durante os três dias, a Universidade de Coimbra (UC) e a UC Business, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e o INOPOL, o Instituto Pedro Nunes (IPN) e a IPN Incubadora, a Metro Mondego, a BOLT, o iParque, as Águas de Coimbra e os SMTUC, o Itecons, a The Things Network e o FIKALAB (o laboratório da Critical Software), a Alpha Coimbra, o Nest Collective, a URUBU, a The Loop Co., a Primelayer, a Cleanwatts, a OWL, a Exo, entre outras. A Praxis e a ADOC – Associação de Doceiros de Coimbra também vão estar no espaço, promovendo respetivamente a cerveja e a doçaria do concelho.

A abertura do Portugal Smart Cities Summit 2022 acontece na terça-feira, pelas 10h00, com a Cimeira dos Autarcas. O expositor de Coimbra vai ter, este ano, uma programação própria, que tem início às 11h00, com a apresentação dos projetos vencedores do concurso The Future City Challenge, promovido pela Critical Software e pela CM Coimbra. Já às 12h30 está previsto o Welcome In, que inclui, entre outras coisas, a apresentação do vídeo #Coimbra, the right place to be, do iParque e dos projetos CrAFt (apresentado pelo vereador do Ambiente, Carlos Matias Lopes) e @Baixa Coimbra (apresentado pelo vereador da Economia, Miguel Fonseca). A tarde é das agregadoras e das empresas, que vão debater, numa smart talk, o ecossistema empresarial e empreendedor de Coimbra e os seus desafios para o futuro. 

As smart talks continuam no segundo dia, logo após a apresentação de mais um projeto do The Future City Challenge e do Clube de Robótica da Escola Secundária Avelar Brotero. A primeira smart talk tem início às 11h30, é dedicada à formação de talentos na área da sustentabilidade e vai contar com a participação da vice-reitora da UC para os Assuntos Académicos, Cristina Albuquerque, e do coordenador do mestrado “Cidades Sustentáveis e Inteligentes” do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Silvino Capitão. Já da parte da tarde, a partir das 15h00, debate-se a água e os atuais desafios do setor, numa smart talk que conta com a participação do presidente do Conselho de Administração das Águas de Coimbra, Alfeu Sá Marques, e do professor da Universidade de Aveiro, Armando Silva Afonso. O segundo dia termina com uma smart talk sobre a cidade enquanto laboratório vivo de experimentação. Uma conversa entre Gonçalo Silva, do FIKALAB, João Sá, do Clube de Robótica da Escola Secundária Avelar Brotero, Jorge Pimenta, do IPN, e Nuno Pimenta, do #CoimbraCityLab e da Câmara Municipal. 

O último dia começa com a apresentação de mais projetos do concurso The Future City Challenge, pelas 10h30 e termina com a última smart talk do programa municipal, dedicada ao futuro da mobilidade em Coimbra. Uma conversa que vai juntar, a partir das 11h30, a vereadora da Mobilidade e presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Ana Bastos, o administrador executivo da Metro Mondego, Eduardo Barata, o gestor de empreendimentos da Infraestruturas de Portugal, João Carlos Fernandes, o diretor de operações da BOLT, Mark Mollet, e o presidente da ACEMEL – Associação dos Comercializadores de Energia no Mercado Liberalizado, Ricardo Nunes. O Portugal Smart Cities Summit é o maior evento nacional sobre cidades inteligentes e vai decorrer nos dias 11, 12 e 13 de outubro, entre as 10h00 e as 19h00, na FIL. O evento, organizado pela Fundação AIP, assume-se como “o marketplace físico de criação de oportunidades de negócios entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objetivo comum de debater o futuro das smart cities e melhorar a vida dos cidadãos”, lê-se no website do evento. Ao todo, são três dias de evento, nove conferências e várias dezenas de oradores nacionais e internacionais, pitches, demonstrações, além dos expositores da mostra tecnológica com o que de melhor se faz em Coimbra e em Portugal.