O Convento de S. Francisco, em Coimbra, foi palco da apresentação do livro e circuitos turísticos “De Roma a Portugal: do Império ao Reino”.
Integrado no projeto “De Roma a Portugal: uma viagem de 1500 anos pela Região de Coimbra”, foi desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra em parceria com a Universidade de Coimbra e a Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.

Em declarações à MundialFM, o presidente da CIM da Região de Coimbra, Emílio Torrão, refere que este livro de redescoberta da região:
Este projeto teve a duração de dois anos e envolveu vários investigadores. Também em declarações à MundialFM, a coordenadora do projeto, Luísa Trindade, destaca que este foi um trabalho de parceria:
A coordenadora sublinha que houve momentos de dificuldade, mas também de alegria:

Este livro é um projeto pioneiro no nosso país. Numa primeira fase, houve uma tiragem de 500 exemplares e foi com base nesta investigação que surgiram os sete roteiros turísticos.
Neste âmbito, Emílio Torrão diz que os roteiros são uma ‘boa desculpa’ para se conhecer melhor a região:
Este projeto tem como objetivo dinamizar o património histórico-artístico da região de Coimbra, promovendo, em rede e de forma transversal, leituras sobre o território para diferentes públicos.
A obra, com mais de 400 páginas, escrita em português e inglês, destaca os 19 municípios que integram a CIM Região de Coimbra e ainda Alvaiázere, Pombal, e Ansião, no distrito de Leiria.