No passado domingo, dia 12 de maio, o Clube União Musical Recreativo Gatoense (CUMRG) terminou com chave de ouro, no Centro Cultural de Gatões, as celebrações do seu 91º aniversário.
Depois do almoço de confraternização, coube ao convidado Grupo de Cantares da Freguesia de Vila Seca a primeira atuação do dia comemorativo, que culminou com a prata da casa – o Grupo de Cantares Arroz aos Molhos -, a encantar com a interpretação de músicas alusivas ao 25 de abril.
Na ocasião e acompanhado pelo presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, António Pardal, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, sublinhou a “forte ligação do Clube Musical Gatoense à comunidade”, assim como “o altruísmo e a dedicação de músicos, direção e amigos, que tanto têm contribuído para o sucesso e para manter bem acesa a chama associativa”. “Tal como tinha feito na sessão extraordinária da Assembleia Municipal do 25 de abril, hoje o CUMRG voltou a dar uma nova demonstração de talento e vitalidade, que nos deixa muito orgulhosos”, acrescentou.
Os discursos ficaram igualmente marcados pela referência à importância da construção do Centro Cultural de Gatões, há cerca de uma década atrás. Nessa altura, o presidente da Junta de Freguesia de Gatões era António José Sérvolo, que foi convidado a usar da palavra e muito elogiado por ter sido um dos principais impulsionadores de uma obra que veio a assumir-me como um relevante polo cultural e social na localidade.
A comemoração do 91° aniversário do CUMRG começou no dia 11 de maio, com o teatro “Casamento do TPM ao Viagra” da Associação Recreativa e Cultural 1º Maio – Tocha.
Recorde-se que o Clube União Musical Recreativo Gatoense foi fundado a 10 de maio de 1933.