O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra assinaram, esta quarta-feira, um protocolo de cooperação para a criação de Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis.
Este protocolo prevê que nos 19 municípios que integram a CIM Região de Coimbra sejam criados um total de 1.618 fogos, depois de serem intervencionados 305 edifícios, num investimento que ultrapassa os 250 milhões de euros.
Em declarações à MundialFM, o presidente da CIM Região de Coimbra fala num momento histórico:
Emílio Torrão clarifica o objetivo deste protocolo, sublinhando as potencialidades que a existência de um Parque Habitacional a Custos Acessíveis traz para uma região de baixa densidade:
No caso de Vila Nova de Poiares, o presidente da Câmara, João Miguel Henriques, diz, ao microfone da MundialFM, que esta é uma oportunidade para investir no território, com a requalificação e criação de novos equipamentos habitacionais no concelho:
A sessão contou com a presença da ministra da Habitação. Em conferência à imprensa, Marina Gonçalves referiu-se a este protocolo como pioneiro e salientou que esta articulação com a CIM é fundamental para tornar a medida mais eficaz no território:
A primeira pedra para a a criação do Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis foi cimentada, esta quarta-feira, com assinatura de um protocolo de colaboração entre a CIM Região de Coimbra e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).