A CIM Beira Baixa foi distinguida com o prémio de Melhor Destino de Turismo do Interior de Portugal 2023, atribuído pelo jornal La Razón – um dos mais influentes meios da imprensa escrita espanhola. A premiação decorreu no dia 13 de julho no Museu do Automóvel e da
Moda de Málaga, Espanha. Este é o mais importante prémio anual atribuído pelo meio espanhol.

O prémio foi recebido por João Lobo, presidente da CIM Beira Baixa, que afirmou que “Este prémio indica que a Beira Baixa tem dado passos importantes no que diz respeito à promoção turística do território. Deixa-nos orgulhosos e traz-nos uma responsabilidade acrescida para continuar a trabalhar na consolidação deste destino turístico de excelência.”.

Esta distinção “é um reconhecimento, não apenas da pequena região da Beira Baixa, mas também de todas as pessoas e entidades que fazem parte deste território situado no coração da Península Ibérica.”, afirma João Lobo. O presidente da CIM Beira Baixa destaca, principalmente, o papel das “administrações e empresários, já que sem eles não seríamos os mesmos, dado que estes são quem torna possível competir neste mercado global que é o turismo, assim como situarmo-nos no mapa turístico para podermos ser mais competitivos.”.

Assim, “mais do que o galardão a expectativa é que este prémio seja também o motor para gerar novos fluxos turísticos ao território”. O turismo apresenta-se como um dos principais eixos para “criar riqueza e lutar contra o despovoamento do mundo rural, que tão tristemente está esquecido nos nossos dias”, conclui o presidente da Comunidade.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de algumas entidades públicas do Estado espanhol, nomeadamente Emiliano García-Page, Presidente da Comunidade Autónoma de Castilla la Mancha e Carlos Bergura, atual Conselheiro do Turismo, Cultura e Desporto da
Comunidade Autónoma da Andaluzia.

O jornal La Razón quis reconhecer o trabalho de instituições nacionais e internacionais, bem como de empresas, durante a XII edição dos Prémios do Turismo, com a entrega de cerca de 30 prémios. O único destaque a nível nacional foi o prémio atribuído à CIM Beira Baixa.