Exército vai levar a Viseu a maior exposição da componente militar terrestre até hoje realizada em Portugal
A apresentação do Dia do Exército de 2025 decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Viseu, com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, e do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.
Na sua intervenção, o Comandante do Exército destacou que a escolha de Viseu é um merecido reconhecimento da forte ligação entre a região e o Exército, “reforçada ao longo dos séculos pela presença de muitos dos seus filhos nas fileiras da nossa instituição”.
“Será uma semana intensa, um momento único, em que procuraremos proporcionar aos cidadãos de todas as idades uma participação ativa nas diversas atividades, que irão evidenciar os eixos estruturantes em que se consubstancia a visão do Exército Português: Legado Histórico, Potencial Humano, Liderança, Cooperação Nacional e Internacional, Inovação e Modernização, e Prontidão”.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, congratulou a escolha da Cidade-jardim para as comemorações do Dia do Exército, evento que “dignifica o Exército e a cidade”. “Felicito ainda a escolha da realização deste evento em diferentes capitais do interior”, reforçou ainda o Presidente da Câmara.
Ao longo da semana, estarão presentes cerca de 1500 militares no terreno e mais de 150 viaturas de diferentes tipologias. Além das exposições e demonstrações, decorrerão eventos culturais e desportivos, concertos musicais e momentos de homenagem, culminando as comemorações com uma cerimónia eucarística e a tradicional cerimónia militar, exaltando os valores da instituição militar e o compromisso permanente com a defesa e segurança de Portugal.
A finalizar a sua alocução, o Chefe do Estado-Maior do Exército disse: “Em Viseu, cidade de história e de tradições, comemorar o Dia do Exército será, sem dúvida, uma oportunidade para exaltar o nosso papel na sociedade e reforçar a ligação com os portugueses. Contamos com a presença de todos, para juntos, celebrarmos o Exército de ontem, de hoje e do futuro. Um Exército pronto para servir e preparado para combater, desde sempre a Honrar Portugal!”