Depois de uma semana fria e seca, a chuva regressa a Portugal já este domingo, afetando primeiro as regiões Norte e Centro, podendo estender-se ao Alto Alentejo a partir do final da tarde. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta ainda para possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Na segunda-feira, a precipitação deverá atingir todo o território continental, sendo mais intensa no Minho e Douro Litoral, devido à passagem de um sistema frontal frio.
O resto da semana será marcado por céu pouco nublado, formação de geada no interior das regiões Norte e Centro e nevoeiro nos vales dos rios. As noites continuarão frias, com vento de norte moderado a forte no litoral oeste e em zonas altas, aumentando a sensação de frio.
A amplitude térmica será significativa, com diferença entre mínimas e máximas de 8ºC a 10ºC. Nos interiores do Norte e Centro, as mínimas podem chegar a valores negativos, como em Bragança, onde se prevê -1ºC na próxima quarta-feira. No litoral, as mínimas variarão entre 6ºC e 10ºC.
Quanto às máximas, no interior do Norte e Centro serão de 8ºC a 12ºC, e nas restantes regiões entre 14ºC e 17ºC. Em cidades, Lisboa deverá ter temperaturas entre 7ºC e 17ºC, o Porto entre 5ºC e 17ºC, Bragança entre -1ºC e 12ºC, e Évora entre 3ºC e 16ºC.