A chuva vai continuar a marcar o estado do tempo em Portugal continental até quinta-feira, com maior incidência nas regiões Norte e Centro, embora sem previsão de situações gravosas. A garantia foi dada pela meteorologista Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que antecipa um fim de semana já com tempo seco e solarengo.
“Vamos continuar com precipitação nas regiões do Norte e Centro. Não é uma situação de nada muito gravoso, no entanto sempre com alguma precipitação. Vão passando algumas superfícies frontais a afetar principalmente o Norte e Centro. A região Sul está mais protegida pelo anticiclone, que já está mais perto do continente”, explicou à Lusa Cristina Simões.
Para esta segunda-feira, estão previstos períodos de chuva, em especial nas regiões Norte e Centro, e vento do quadrante oeste fraco a moderado, podendo ser por vezes forte nas terras altas.
Na quarta-feira, uma superfície frontal deverá atravessar o território de norte para sul, levando chuva ao Alentejo, embora já com menor intensidade. “Deve chegar ao Alentejo com períodos de chuva fraca, mas sempre no Minho e Douro Litoral mais intensa. Ao ir para sul vai perdendo atividade, com chuva fraca”, referiu a meteorologista.

A precipitação e os aguaceiros deverão prolongar-se até quinta-feira, podendo ocorrer sob a forma de neve na Serra da Estrela.
Quanto às temperaturas, está prevista uma descida, sobretudo das mínimas, na quinta-feira. Na Guarda, os termómetros poderão descer até aos três graus Celsius.
A partir de sexta-feira, dia 20, o cenário meteorológico deverá alterar-se. “Parece-nos que já não deverá ocorrer precipitação. Vamos ter um período mais prolongado com ausência de precipitação. O próximo fim de semana já com dias de sol e sem chuva”, adiantou.
