O Kremlin anunciou que a chegada do enviado da Casa Branca, Steve Witkoff, à Rússia é um “dia importante para a paz” na Ucrânia, segundo o enviado especial russo Kirill Dmitriev.
Dmitriev, um dos responsáveis pelo plano de paz apresentado pelos Estados Unidos nas últimas semanas, afirmou que a equipa que viabilizou o acordo de paz de Gaza, promovido pelo ex-presidente Donald Trump, estará em Moscovo para avançar com a agenda de paz na Ucrânia.
O encontro entre Witkoff e o presidente russo, Vladimir Putin, está agendado para esta terça-feira à tarde, sendo Dmitriev o habitual responsável por receber o enviado norte-americano nas visitas anteriores, desde fevereiro.
Antes da viagem, Witkoff manteve conversações com uma delegação ucraniana nos EUA e realizou uma videoconferência com Volodymyr Zelensky e Emmanuel Macron.
A visita ocorre após o Estado-Maior russo informar Putin sobre a captura da fortaleza estratégica de Pokrovsk, alvo principal da ofensiva russa iniciada em outubro de 2023.
O Kremlin reiterou ainda que não há motivos para acusar Witkoff de excessiva complacência com as autoridades russas, numa resposta às críticas surgidas após a divulgação de conversas telefónicas com Moscovo.


