O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que cerca de 90 concelhos estão hoje em risco máximo de incêndio, sobretudo nos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Bragança, Viseu e Vila Real.
O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente em risco muito elevado e elevado de incêndio.
Apenas 19 concelhos do país estão em risco amarelo de incêndio, localizados sobretudo no litoral norte (nos distritos de Braga, Porto e Aveiro).
O instituto avisa que o distrito de Braga está este sábado sob aviso laranja e os restantes do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente, até às 18:00 deste sábado, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Bragança) e os 25 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 39 (em Castelo Branco e em Braga).
Dadas as previsões de tempo quente e seco, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na quinta-feira para o aumento gradual do risco de incêndios rurais, especialmente no norte e centro, até sábado.