Cerca de mil e quinhentos portugueses estão a participar em ensaios clínicos com medicamentos contra a Covid-19.

Em 2020, o Infarmed recebeu seis pedidos de ensaios clínicos, no âmbito da doença, tendo concedido autorização a todos. O Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, integra um dos consórcios europeus de investigação.

Em declarações à RTP, Artur Paiva, dos Cuidados Intensivos daquela unidade hospitalar, adianta que, se os medicamentos apresentarem resultados positivos, passam a integrar os cuidados normais covid-19:

Refira-se que o regulador português do medicamento deu luz verde a três investigações, de natureza comercial, para a indústria farmacêutica, e outras três de caráter académico.

Neste momento, estão a decorrer três ensaios, promovidos pela Organização Mundial de Saúde, Universidade britânica de Oxford e pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica de França, que coordena o consórcio europeu, do qual faz parte o Centro Hospitalar Universitário de São João, a única entidade portuguesa a participar no estudo, a par de outras 20 instituições de 15 países da Europa, como refere ainda Artur Paiva:

Era Artur Paiva, da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de S. João, do Porto, em entrevista à RTP, a propósito dos ensaios clínicos com medicamentos contra a covid-19, que contam com a participação de cerca de 1.500 portugueses.