O atendimento da Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Castanheira de Pera foi reforçado esta segunda feira, dia 17 de novembro, com a entrada de um novo médico especialista em medicina geral e familiar.
Esta contratação vem finalmente garantir a cobertura total de cuidados de saúde primários aos utentes castanheirenses, uma vez que o Centro de Saúde passa a dispor de dois médicos de medicina geral e familiar, o recém chegado Dr. Sérgio e a Drª. Inês, atual coordenadora da unidade (fixada em junho deste ano).
Sendo a contratação da responsabilidade da ULS Coimbra, a mesma resulta de um esforço concertado com o Município, que prevê a aplicação dos incentivos descritos no “Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Médicos”.
O Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, António Henriques, deu as boas vindas ao novo médico e enfatizou que ele será o reforço fundamental para assegurar a permanência e a qualidade dos serviços de medicina geral e familiar no concelho, garantido a prioridade de saúde e bem-estar da população.
Sobre o “Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Médicos”
Foi criado em 2023 pelo Município e foi o fator decisivo para a fixação dos dois atuais médicos de família no Centro de Saúde de Castanheira de Pera.
O documento surgiu para colmatar a falta de acesso à saúde que se verificava no concelho, problemática intensificada pela natureza envelhecida da população.
O “Regulamento Municipal de Apoio à Fixação de Médicos” assume-se como um conjunto de medidas que incentivam a contratação de médicos, prevendo a atribuição de 2.200 euros mensais a cada médico de família que se fixe no concelho ou um apoio que pode ir até aos 500 euros para os médicos que optem por trabalhar no concelho de Castanheira de Pera e viver em outra localidade.
O documento pode ser consultado na integra em: https://www.cm-castanheiradepera.pt/pic/documentos/publicacao-dr-29maio24.pdf