O príncipe morreu aos 99 anos, segundo um comunicado do Palácio de Buckingham, hoje é um dia triste para a família real britânica.
O monarca e Isabel II estiveram juntos 73 anos, casaram-se em 1947, mas a rainha só assumiu o trono cinco anos depois, em 1952, onde assumir esse papel abalou um pouco o casamento, passando por altos e baixos na relação.
O marido de Isabel II nasceu na Grécia e apesar de ser tecnicamente da realeza, foi exilado do seu país quando ainda era bebé, juntamente com os país, quando o casal começou a namorar, algumas pessoas não tinham a certeza se o duque de Edimburgo seria adequado para trocar as alianças com a rainha.
O pai da rainha, rei Jorge VI, pediu para que o noivado ficasse em segredo até que a filha completasse 21 anos, pois embora o príncipe Filipe tenha crescido na família real, ainda havia alguma incerteza, por o mesmo ser visto como “estrangeiro” e “pobre”, dois atributos desprezados pela realeza na altura.
Quando a rainha Isabel II subiu ao trono, as coisas tornaram-se mais complexas para o duque, e teve que desistir de uma carreira na marinha.
Estas mudanças testaram o casamento, mostrando o quanto é forte, pois foi difícil acostumar-se a novas regras.
Algumas fotos dos 73 anos de casamento:
