A atriz brasileira Luana Piovani é a rainha do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, anunciou esta sexta-feira a organização do evento, que este ano se realiza de 22 de fevereiro a 4 de março, com um total de cinco desfiles e o envolvimento de largas centenas de participantes.
Há mudanças no trono do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada. A tradição mantém-se, mas este ano no feminino, com Luana Piovani, atriz, apresentadora de televisão e produtora teatral a ser a escolha da Associação do Carnaval da Bairrada (ACB), tendo ao seu lado dois reis, jovens do concelho da Mealhada, autores da comédia “A Ratoeira Portuguesa”.
As novidades foram apresentadas no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O evento, apoiado pelo Município da Mealhada, abre portas já no próximo dia 22 de fevereiro, com o Carnaval Trapalhão, estando reservado o dia seguinte (23) para o Carnaval Palmo & Meio, que voltará a reunir cerca de 1.500 crianças das escolas e das instituições particulares de solidariedade social do concelho.
Os corsos carnavalescos, com a prestação das quatro escolas de samba participantes (GRES Amigos da Tijuca, GRES Batuque, GRES Real Imperatriz e Sócios da Mangueira) e de grupos apeados, acontecem no Domingo Gordo (2 de março) e Dia de Carnaval (dia 4), estando igualmente previsto o Desfile Noturno na véspera (dia 3).
À semelhança dos anos anteriores, as Noites da Tenda vão animar toda a época festiva com grupos musicais e outras atrações. Será ali, cumprindo a tradição, que será feita a apresentação das escolas de samba participantes, no dia 28 de fevereiro, a partir das 21h30.
Com uma forte aposta no merchandising do evento, a ACB quer imprimir, também, maior facilidade para o público na aquisição antecipada de bilhetes, que este ano podem ser comprados via online ou em espaços físicos da cidade. Estas, juntam-se a outras melhorias ao nível do funcionamento geral dos festejos carnavalescos, a serem divulgadas em breve.
O percurso volta a ser idêntico ao dos anos anteriores, no centro da cidade, com saída junto aos CTT e final na Praça do Choupal, com zonas de bancadas junto ao Tribunal e na Avenida 25 de Abril.
Mais responsabilidade social e ambiental.
Para a presente edição do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, a autarquia lançou o desafio á ACB para a iniciativa “Carnaval Lixo 0: + Samba – Lixo”, um projeto que nasce da necessidade de, coletivamente, incitar os intervenientes diretos na festa a tomar atitudes mais conscientes e sustentáveis, quer socialmente, como ambientalmente.
Em parceria com a Câmara da Mealhada, através do Centro de Interpretação Ambiental e da Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente, estão a ser realizadas ações de sensibilização junto das escolas de samba da Mealhada para a importância do descarte consciente dos resíduos que advém da produção das fantasias e alegorias de Carnaval – tecidos, esponjas, esferovite, arames, entre outros.
Para garantir a correta separação destes resíduos, os serviços da autarquia disponibilizaram contentores de reciclagem nas sedes das Escolas, estando a proceder à sua recolha e entrega dos materiais à Roda Viva – Loja Social do Município de Mealhada, uma resposta social englobada no Setor de Ação Social e Saúde, que irá proceder ao reaproveitamento e/ou reciclagem dos materiais e, posteriormente, utilizar esta contrapartida financeira para ajudar famílias em situação económica vulnerável.
Sobre a rainha e os reis Luana Piovani nasceu em São Paulo (Brasil) a 29 de agosto de 1976. É atriz, apresentadora e
produtora teatral. Começou a sua carreira como modelo, mas foi na televisão e no teatro que se tornou conhecida do grande público.
A atriz ganhou vários prêmios na sua carreira pela sua prestação no elenco de novelas e filmes brasileiros, tendo começado pela minissérie Sex Appeal, em 1993 e participado na novela Malhação, Suave Veneno e Pé de Jaca, entre outras. “O Homem que Copiava”, e “A Mulher Invisível” foram alguns dos filmes que lhe valeram prémios pelo seu desempenho enquanto atriz.
Luana Piovani participou em várias séries e minisséries, onde se destaca “O Quinto dos Infernos” e “O Sítio do Pica Pau Amarelo”, tendo apresentado o programa Saia Justa, do canal de televisão por cabo GNT.
A Rainha do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada foi eleita pela revista VIP, da Editora Abril, como “a mulher mais sexy do mundo”, em 1997, e em 2016, foi capa da primeira edição da nova Playboy Brasil.
Manuel Lopes e Lourenço Ligeiro são dois jovens da Mealhada que decidiram levar a cabo o filme “A Ratoeira Portuguesa”, uma comédia hilariante que esgotou, por quatro sessões, o Cineteatro Messias em 2023.
Os dois reis (de S. Romão e Cardal, respetivamente) são ex- alunos do curso de Multimédia da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Mealhada, e conseguiram planear e executar, com a ajuda de Tomás Estarreja e outros colegas, um filme com uma simples câmera Sony e um microfone de 20 euros, numa “obra” com três semanas de gravações no concelho da Mealhada e na Praia de Mira, que catapultou os jovens para a fama por entre a famosa e emblemática scooter azul e o roubo de catalisadores numa aventura épica.
Os Reis do Carnaval Luso Brasileiro, que iniciam agora carreiras nas áreas do digital, marketing e multimédia, dizem ter mais ideias na cabeça para continuar a produzir comédias, quem sabe uma trilogia hilariante que vai continuar a dar vida à Ratoeira Portuguesa.
Programa
22 fevereiro | 21h00 – Carnaval Trapalhão
23 fevereiro | 15h30 – Carnaval de Palmo e Meio
28 fevereiro | 21h30 – Apresentação das Escolas na Tenda
02 março | 14h30 – Corso Carnavalesco
03 março | 21h30 – Desfile Noturno
04 março | 14h30 – Corso Carnavalesco
Percurso dos desfiles
Saída junto dos CTT com desfile pela Rua Dr. José Cerveira Lebre (bancadas junto ao Tribunal
e Jardim Municipal), depois, à esquerda para Rua Eduardo Alves de Matos, seguindo pela direita
para a Avenida 25 de Abril (nova zona de bancadas), para terminar na Praça do Choupal.
Bilhete diário – 7 Euros
Possibilidade de packs gerais e outras soluções economicamente vantajosas.