As obras de reabilitação da Capela do Solar de São José, em Parada de Gonta, arrancaram no passado dia 14 de junho. A empreitada, da responsabilidade da Junta de Freguesia local, foi financiada em 75 mil, pela Câmara Municipal de Tondela.
O edifício de inícios do século XVIII apresentava-se muito degradado pelo que a intervenção agora em curso vai permitir salvaguardar este importante imóvel.
As obras incluem a requalificação e restauro do telhado, paredes exteriores, altar e do chão. As paredes interiores também serão intervencionadas, acreditando-se que a sua traça original estará escondida por outras pinturas que foram realizadas, ao longo dos anos, no templo religioso.
A empreitada deverá decorrer até ao final do verão.
A capela de São José está integrada num solar, com janelas Manuelinas, que pertenceu à família de Tomaz Ribeiro, poeta, escritor e político, que entre outros cargos foi presidente da Câmara de Tondela, deputado, governador civil e ministro da Marinha e das Obras Públicas.
Na capela estão sepultados os pais de Tomaz Ribeiro.
Com o apoio da Câmara Municipal de Tondela encontram-se igualmente a realizar-se as obras de criação do Museu Etnográfico do Rancho Folclórico de Parada de Gonta.
O projeto, que recebeu uma ajuda financeira da autarquia de mais de 12 mil euros, deverá estar concluído em agosto, a tempo do festival organizado pelo grupo folclórico.
O novo espaço museológico vai mostrar aos visitantes inúmeras peças do antigamente. O museu vai funcionar no rés do chão da antiga Escola Primária de Parada de Gonta, atual sede do rancho.