A Câmara Municipal de Cantanhede organizou uma série de atividades de sensibilização com foco em informação, prevenção e autoproteção, abordando temas de Proteção Civil, que ocorrerão de 17 a 22 de março.


No primeiro dia, está prevista uma ação na Escola João Garcia Bacelar, na Tocha, que consiste na sensibilização de alunos do ensino secundário e professores sobre os primeiros socorros a vítimas.


A vespa velutina de uma forma mais ou menos adaptada, está presente na grande maioria do território nacional. Nesse sentido, a proteção civil municipal preparou um seminário, a realizar no dia 19 de março, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, para desmistificar e minimizar o risco associado tanto para o homem como para o meio ambiente que esta espécie invasora tem provocado e ainda possa a vir provocar.

Este seminário tem ainda como objetivo promover a interligação entre cientistas e investigadores com os operacionais que diariamente desenvolvem ações de combate e erradicação.

A iniciativa será essencial para reorientação de técnicas e futuras estratégias a utilizar para a tentativa da erradicação da espécie e projetar estratégias de mitigação e controlo das “Vespa Soror e “Vespa Orietalis”.


Outra das ações será um simulacro de sismo e evacuação, que ocorrerá na Escola Básica de 1.º Ciclo com Ensino Básico (CEB) de Cantanhede Sul. Este exercício visa preparar tanto os alunos quanto os professores para situações de emergência, promovendo a aprendizagem de procedimentos de segurança e evacuação em caso de sismo.


Será realizada uma sessão de sensibilização teórica e prática, direcionada aos alunos do 10º e 11º anos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC), nas Piscinas Municipais de Cantanhede, focada no risco de afogamento.

A sessão abordará medidas preventivas para a identificação e mitigação do risco de afogamento, além de incluir a demonstração de técnicas de salvamento em ambientes aquáticos.


A Proteção Civil Municipal de Cantanhede realizará no dia 22 de março de 2025, das 10h00 às 12h00, uma ação de sensibilização sobre “Fogo Frio – Queima em Segurança”, destinada à população em geral, na localidade de Porto de Carros, em Murtede.


Esta ação visa esclarecer os cidadãos sobre a importância de realizar a queima de sobrantes de forma segura, destacando como, quando e quais as regras a seguir para prevenir riscos ambientais e pessoais.