Cantanhede: Câmara avança com requalificação da Unidade de Saúde de Febres

Intervenção tem um custo de 296 mil euros.

A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou esta quinta-feira, 5 de fevereiro, o auto de consignação da empreitada de requalificação da Unidade de Saúde Familiar (USF) As Gândras, de Febres. O investimento global é de 296 mil euros.


Entregue à empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda., a obra tem um prazo de execução de seis meses, e integra um conjunto alargado de intervenções em unidades de saúde, na sequência da assunção de novas competências por parte do Município na área da Saúde.


“Embora o edifício em causa seja relativamente recente, sentimos necessidade de alargar as instalações, com a consequente remodelação do espaço”, referiu a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.


A autarca relembrou o investimento significativo em curso nas unidades de saúde, sublinhando que “a qualidade das instalações desempenha um papel fundamental na eficiência do sistema de saúde e no bem-estar da população”.


O objetivo geral da intervenção consiste na ampliação da USF, utilizando para o efeito parte da área já edificada e atualmente em uso pela freguesia, sendo mantidas todas as caraterísticas do edifício relativas a área de construção e área de implantação.


Para além da intervenção necessária à adaptação do referido espaço, será ainda renovada a cobertura, que apresenta diversas patologias e deficiências de execução e funcionamento.


Está prevista ainda a demolição de paredes e de pavimentos, a requalificação das redes de águas residuais domésticas e de drenagem de águas pluviais, sistema elétrico e infraestruturas de telecomunicações.

No ato de consignação estiveram ainda presentes Nuno Duarte, da Unidade de Saúde Local de Coimbra, o presidente da Junta de Freguesia de Febres, Carlos Lote, a coordenadora da USF As Gândras, Ana Sofia Aveiro, além de representantes da empresa.

0