Estão abertas até 17 de abril as candidaturas às bolsas de estudo referentes ao ano letivo 2024/2025, atribuídas pelo Município de Cantanhede aos jovens do concelho de Cantanhede que se encontram a frequentar o ensino superior.


O júri vai selecionar 12 jovens estudantes desse grau de ensino para beneficiar de um subsídio, no valor de 1.500 euros, a fim de ajudar os agregados familiares com menores possibilidades financeiras a fazer face às despesas com a educação dos seus filhos.


A proposta de abertura das candidaturas para bolsas de estudo do ensino superior foi aprovada na reunião de câmara, na quarta-feira, 04 de abril.


Para a candidatura à bolsa de estudo, é essencial apresentar um conjunto de documentos que comprovem a situação socioeconómica do candidato e do seu agregado familiar. Entre os mais importantes estão o atestado de residência emitido pela Junta de Freguesia com a composição do agregado, a certidão de matrícula no ano letivo em curso, o histórico escolar com plano de curso, e a declaração da escola sobre a existência de outras bolsas, indicando o respetivo montante, se aplicável.


Devem também ser entregues os comprovativos de rendimentos do agregado, como a declaração de IRS/IRC/IES e nota de liquidação, recibos de vencimento dos últimos três meses, e, nos casos aplicáveis, documentos que comprovem rendimentos por conta própria, pensões, subsídios de desemprego ou rendimento social de inserção.


Adicionalmente, é necessário entregar comprovativos de despesas fixas relevantes, como recibos de renda ou encargos com habitação própria não incluídos na declaração de IRS, e, em situações especiais, documentos médicos que atestem doenças crónicas incapacitantes com respetivas despesas farmacêuticas.

Também é obrigatório apresentar uma declaração da Repartição de Finanças sobre a existência ou não de bens imóveis em nome dos membros do agregado familiar. Estes documentos são fundamentais para a avaliação justa e rigorosa da candidatura à bolsa, garantindo que o apoio é atribuído a quem mais necessita.


As candidaturas deverão ser apresentadas pessoalmente e são de entrega única junto da Divisão de Educação e Juventude, sita na Casa Francisco Pinto.


O boletim de candidatura está disponível em https://www.cm- cantanhede.pt/mcsite/documento/424/boletim-candidatura-bolsas-de-estudo.


Para mais informações, deverá ser consultado o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo ou entrar em contacto com a equipa técnica de apoio do procedimento para atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Cantanhede, através do email bolsasdeestudo@cm-cantanhede.pt , ou pelo número 231 410 123 (entre as 09h00 e as 16h30).