Candidaturas para instalação de jovens agricultores terminam hoje

Os jovens agricultores têm até hoje para se candidatar a apoios à instalação em territórios de baixa densidade, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, com dotação global de 10 milhões de euros.

Inicialmente a submissão de candidaturas terminava em 20 de janeiro, mas, posteriormente, este prazo foi prolongado até hoje.

Os dois avisos têm uma dotação global de 10 milhões de euros, sendo dois milhões de euros dos quais da medida “Jovens Agricultores”, que se destina à atribuição de prémios à instalação, e os restantes oito milhões de euros estão alocados à operação para “Investimento de jovens agricultores na exploração agrícola”.

Os beneficiários destas medidas são jovens agricultores com idades entre os 18 e os 40 anos, que se instalem, pela primeira vez, numa exploração.

Adicionalmente, tem que estar garantida a titularidade e a gestão direta da exploração agrícola durante, pelo menos, cinco anos.

O Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal foi aprovado na sequência de decisão de Comissão Europeia em dezembro de 2014 e visa o apoio às atividades do setor agrícola assentes numa gestão eficiente dos recursos.

0