O primeiro período de candidaturas aos estágios Ativar.pt, pagos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), arranca dia 1 de março e termina em 30 de junho, segundo uma nota publicada no site do organismo.

Os valores das bolsas de estágio foram aumentados este ano, segundo uma portaria que entrou em vigor em janeiro.

Assim, para as novas candidaturas, a bolsa mensal para quem tem o ensino secundário completo (nível 3 – 12.º ano) passa a corresponder a 620,48 euros. Para quem tem nível de qualificação 4 (12.º ano profissional) a bolsa passa a ter um valor de 709,12 euros.

Já quem tem nível de qualificação 5 (pós-secundário não superior) a bolsa é de 753,44 euros mensais. A bolsa para os licenciados passa a valer 886,4 euros.

Por sua vez, os estagiários com mestrado têm uma bolsa de 975,04 euros e para quem tem doutoramento passa a valer 1.108 euros.

Os estágios Ativar.pt têm a duração de nove meses, não prorrogáveis, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados.

Recorde-se que esta medida foi criada no âmbito do programa Ativar.pt em 2020, com o objetivo de assegurar a manutenção do emprego e a retoma progressiva da atividade económica.