O Município de Penacova decidiu cancelar o Festival da Lampreia agendado para este fim de semana, revela a autarquia em nota de imprensa.
De acordo com a mesma, a decisão surge depois do executivo ouvir os restaurantes do concelho aderentes ao evento. Em causa está a escassez de lampreia, causada pelo período de seca que o país está a enfrentar.
“Nos últimos dias, a escassez de lampreia no mercado agudizou-se e os fornecedores não conseguem abastecer os restaurantes. O município foi sensível ao argumento dos empresários da restauração que temiam não poder responder à elevada procura. A seca prolongada levou a uma redução de caudais dos rios e a uma consequente ausência de lampreia.”, pode ler-se na nota.
A mesma comunicação indica que se mantém, na programação deste fim de semana, a abertura do posto de turismo da EN2 e a caminhada “Trilhos do Mondego”, prevista para domingo.
A autarquia resalva que “caso as circunstâncias se alterem o município de Penacova equaciona reagendar o evento e apesar da escassez de lampreia deixa o convite para uma visita ao concelho e à sua rica gastronomia”.