A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra iniciou um novo ciclo de reuniões de câmara descentralizadas, com a primeira sessão a decorrer na freguesia do Cabril. A iniciativa pretende reforçar a proximidade entre o executivo municipal e a população, promovendo a participação cívica ativa dos munícipes.
No final do primeiro dia de trabalhos, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, sublinhou que este é “um modelo de participação cívica dos mais ativos que existe nesta nossa democracia”, acrescentando que as reuniões descentralizadas “foram uma das apostas ganhas no mandato anterior e são para repetir”.
À semelhança do anterior quadriénio autárquico, durante o qual foram realizadas 16 reuniões descentralizadas — oito em cada freguesia — o executivo municipal aproveita estas deslocações para acompanhar o presidente da junta e a respetiva equipa numa visita a todas as aldeias da freguesia. O objetivo passa por avaliar o trabalho já desenvolvido e identificar as necessidades e intervenções ainda por concretizar.

Apesar das condições meteorológicas adversas, a jornada no Cabril decorreu conforme o planeado, culminando ao final da tarde com a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada na Liga de Melhoramentos da freguesia. Segundo Jorge Custódio, esta iniciativa permite que “a Câmara Municipal saia das quatro paredes do edifício e venha dar conta a todos os munícipes da sua atividade regular”, ao mesmo tempo que cria espaço para que a população possa colocar questões, identificar problemas e apresentar sugestões.
As reuniões de câmara descentralizadas irão percorrer todas as freguesias do concelho por ordem alfabética, estando já prevista para o mês de fevereiro a realização da próxima sessão, na freguesia de Dornelas do Zêzere.



