O Município de Montemor-o-Velho vai entregar, durante esta semana, cerca de duas centenas de Cabazes de Natal a famílias do concelho economicamente mais vulneráveis.

A iniciativa, tradicionalmente promovida pela Autarquia Montemorense, reveste-se de particular significado num momento em que muitas famílias se debatem com dificuldades acrescidas, decorrentes do contexto económico internacional.

Embora não constitua uma solução definitiva para os problemas sociais e económicos que afetam as pessoas mais vulneráveis, o Cabaz de Natal é uma forma de tornar mais reconfortante a consoada e a quadra natalícia das famílias abrangidas. 

A atribuição deste apoio respeita um conjunto de requisitos objetivos e rigorosamente verificados, sendo realizada em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia no processo de sinalização de pessoas e agregados familiares em situação de grave insuficiência económica. 

O cabaz é composto por bens alimentares tradicionalmente associados à época natalícia, como o bacalhau e o bolo rei, assim como um conjunto de outros alimentos essenciais, como o arroz, azeite, leite e fruta. As crianças até aos 12 anos recebem, igualmente, um presente simbólico, resultante de campanhas solidárias de recolha de livros e brinquedos.

Recorde-se que a atribuição do Cabaz de Natal depende da avaliação socioeconómica de cada situação, que permite aferir se os munícipes possuem um rendimento mensal per capita igual ou inferior ao valor da pensão social.