Aquisição dos primeiros terrenos foi formalizada.
A Câmara Municipal de Cantanhede deu início ao processo relativo à construção da 3.ª fase da Via Regional Cantanhede/Tocha, com a aquisição dos primeiros terrenos.
O ato formal de assinatura das escrituras decorreu esta terça-feira, 8 de julho, no salão nobre dos Paços do Concelho, numa sessão onde marcaram presença a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, os vereadores Célia Simões e Fernando Pais Alves, assim como o presidente da Junta de Freguesia da Tocha.
Concluído está já o processo de obtenção do parecer do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, além de outras diligências obrigatórias para se avançar com a aquisição das parcelas.
Esta 3.ª fase de obra, recorde-se, ligará a rotunda da Estrada Nacional 109, a norte da vila, e as Berlengas, na zona de acesso à zona industrial, assegurando, desta forma a rápida ligação viária àquele núcleo empresarial que se encontra em franco crescimento.

“Estamos a avançar com o processo tão rapidamente quanto possível, pois trata-se efetivamente de uma via muito importante para o concelho de Cantanhede e muito particularmente para a freguesia da Tocha”, refere Helena Teodósio, adiantando que se trata de “um projeto absolutamente estruturante para toda a zona poente do território do concelho, potenciando ainda mais o crescimento da zona industrial, que na prática vai ficar com um acesso imediato à autoestrada A17 e à EN 109”.
A par disso, esta nova ligação descongestionará a circulação viária no centro da vila e facilitará consideravelmente o acesso às zonas balneares da orla costeira, o que, do ponto de vista da atratividade turística, representa uma importante mais-valia.
O perfil deste novo troço da Via Regional Cantanhede/Tocha será um pouco diferente dos das fases anteriores, não só em termos de largura, pois será mais ampla, mas também porque contempla faixas laterais projetadas para funcionarem como ciclovia.