A Câmara Municipal de Penacova vai promover a 2ª edição do Saltarico, no dia 3 de setembro, domingo, entre as 15 e as 18 horas, em Penacova, que este ano oferece um programa de animação infantil com música, teatro, dança, mascotes, insufláveis, animais para adoção, showcooking de doçaria ucraniana, pinturas faciais, ateliê de pinturas, herbário, aula de percussão, animais da quinta, laboratório de livros, marionetas e contadores de histórias.

O festival de artes para crianças, de entradas gratuitas, irá acontecer no Mirante Emídio da Silva, uma enorme “varanda” com uma vista única e privilegiada sobre o rio Mondego e a premiada praia fluvial do Reconquinho, e decorrerá em simultâneo com o Street Food Tour, um evento gastronómico que irá apresentar as melhores comidas do mundo feitas por alguns dos mais reputados chefs ligados a este tipo de eventos.

O Teatro Dom Roberto, que passou a integrar o Inventário de Património Cultural Imaterial português em 2021 e que se mostra aos mais novos como uma relíquia da nossa cultura, é uma das propostas da vasta agenda de animação do Saltarico. O espetáculo será apresentado pela companhia Red Cloud Teatro de Marionetas.

O escritor e contador de histórias André Madaleno irá apresentar o seu projeto “As histórias do Madaleno”.

A comunidade ucraniana em Penacova apresentará, pela “mão” da doceira Tatsiana Rekets, o “Showcooking from ukraine”, um espaço para as crianças meterem as mãos na massa e fazerem bolinhos, da Ucrânia, para degustar no final.

Haverá ainda lugar a uma “aula” de percussão, com recurso a baldes reciclados, sob a coordenação musical da Associação Sons do Mondego. Todas as crianças serão convidadas a mostrar as suas habilidades numa iniciativa que, para além da vertente artística, tem a preocupação de ajudar a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do planeta estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

A Associação Rafeiros Puros irá fazer desfilar alguns dos cães do canil municipal com o objetivo de sensibilizar o público do Saltarico para a necessidade de adotarem animais sem dono.

Do programa do festival fará ainda parte a “Quintinha dos animais”, um espaço didático, com vários animais, sob a supervisão de “agricultores” trajados à anos 50 e 60 do século XX. É uma iniciativa dinamizada pela Associação Melhoramentos, Cultura e Recreio do Carregal.

O cartaz do Saltarico tem previstos dois espetáculos de dança, um promovido pela associação Partículas Soltas e outro pelo Centro de Bem Estar Social de Figueira de Lorvão, e uma performance de teatro – ”Moinho do aviador” – a cargo da Escola de Artes de Penacova.

Pelo recinto irão desfilar várias mascotes do imaginário infantil, para se deixarem fotografar com as crianças. Haverá um espaço para pinturas faciais, um ateliê para os mais pequenos fazerem os seus desenhos e ilustrações e exibirem publicamente as suas obras de arte, um “laboratório de livros” de promoção da leitura, um ateliê que ensinará a fazer um herbário e um parque com insufláveis e trampolim.

No final, haverá um espetáculo de encerramento do Saltarico, o “Cartoon Fest”, que irá recordar algumas das músicas que as crianças mais ouvem, na atualidade, nos programas televisivos infantis.

O festival de artes para crianças, de acesso totalmente gratuito, conta com os apoios da Santa Casa da Misericórdia de Penacova, Associação Melhoramentos, Cultura e Recreio do Carregal, Associação Rafeiros Puros, Associação Sons do Mondego, Associação Partículas Soltas, Centro de Bem Estar Social de Figueira de Lorvão, Comunidade Ucraniana em Penacova, Escola de Artes de Penacova, entre outros.