Os Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências para obras na União de Freguesia (UF) de Assafarge e Antanhol, na Freguesia das Torres do Mondego e na UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa foram aprovados na reunião do Executivo Municipal de hoje, dia 24 de julho. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai transferir, no total, 291.887,72 euros para estas freguesias do concelho.

Na reunião do Executivo de hoje, dia 24 de julho, foram aprovados três projetos, no âmbito dos contratos interadministrativos de delegação de Competências com a UF de Assafarge e Antanhol, a Freguesia das Torres do Mondego e a UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa, respetivamente a intervenção no edifício da delegação da Junta de Assafarge e Antanhol, a construção da Casa Mortuária e Espaço Multiusos do Dianteiro, e a primeira fase da obra no edifício da UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa. No total, estas obras correspondem a um investimento de cerca de 300 mil euros.

O processo da UF de Assafarge e Antanhol prende-se com a aprovação do projeto da requalificação da cobertura e do interior do edifício da UF, na rua Principal, em Antanhol, obra enquadrada no contato interadministrativo de 2022 e de 2023. A reparação da cobertura consta do contato de 2022, já a requalificação do interior do edifício inscreve-se nas obras de 2023. O custo total da obra é de 116.026,83 euros (com IVA), dos quais 50.587,88 euros estão previstos no contrato de 2022 e 28.087,88 euros no de 2023, sendo que os restantes 37.351,07 euros serão inseridos no contrato interadministrativo de 2024. O edifício em causa foi adquirido pela Junta para apoio à Delegação de Antanhol, uma vez que o edifício principal apresenta um espaço muito limitado, não permitindo que eventos de maior escala possam aí ser realizados, designadamente as reuniões do órgão executivo e as assembleias.

Também foi aprovado o projeto de construção da Casa Mortuária e Espaço Multiusos do Dianteiro que consta do contrato da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, referente ao período de 2018 a 2021. A obra está orçada em 144.323,80€ euros (com IVA). A obra prevê um espaço multifuncional, que se desenvolve por níveis, cada um deles com acesso a diferentes arruamentos. No piso em cave, com acesso direto ao arruamento da cota mais baixa (Travessa 1º de Maio), propõe-se gabinetes de apoio aos serviços da Junta de Freguesia. No piso 0 (Largo 25 de Abril), situa-se o casa mortuária/sala multifuncional. Entre os dois pisos, está previsto um entrepiso técnico para instalação de equipamentos e de infraestruturas.

Foi ainda aprovado o projeto e execução da primeira fase da obra da conservação da cobertura do edifício da UF de São Martinho de Árvore e Lamarosa, na rua Igreja, incluído no contrato de delegação de competências referente ao período de 2018 a 2021. Prevê-se que a obra custe a 31.537,09 euros (com IVA). De acordo com a informação técnica, “pretende-se uma intervenção simples, funcional, mantendo a estética e as características da fachada do edifício existente, com arquitetura tradicional tipicamente portuguesa, eliminando todos os elementos e materiais dissonantes existentes que não dignificam o espaço nem o local e de acordo com as necessidades que foram solicitadas pelo presidente da União de Freguesias”.