A Câmara Municipal (CM) de Coimbra integra na sua oferta turística seis visitas guiadas no mês de outubro. O património natural da cidade, a vida de Santo António, o percurso de José Saramago, as mulheres da cidade, os órgãos de tubos e o contributo de Coimbra na formação do reino de Portugal são os vários motes para os itinerários que permitem conhecer o património edificado, natural e imaterial da cidade. 

No mês de outubro, o programa de visitas guiadas promovido pelo Município convida a revisitar os lugares da antiga Quinta do Mosteiro de Santa Cruz, casa intimamente ligada à vida espiritual de Santo António, a conhecer algumas das personalidades femininas de Coimbra, a visitar o Museu Nacional Machado de Castro pela mão de José Saramago, a apreciar a arte barroca dos órgãos de tubos da cidade e a ligação da cidade na formação do reino de Portugal, em 1143.

As visitas temáticas são dirigidas ao público em geral, acolhendo um mínimo de 6 e um máximo de 25 participantes. São gratuitas (apenas a entrada na Sé Nova e na Misericórdia são pagas), mas requerem inscrição prévia através do telefone 239702630, por email (roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt) ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro). Serão consideradas apenas as inscrições até às 15h00 do último dia útil antes da data da realização das visitas.

Programação completa de outubro:

Dia 11 outubro | 15h00 | Saramago, Guia no Museu

Visita integrada no conjunto de visitas sob o tema genérico José Saramago, Viajante em Coimbra.

Em ano de centenário do nascimento de José Saramago, esta visita guiada recria etapas do passeio feito pelo “viajante” na cidade de Coimbra, em janeiro de 1980, narrado na obra Viagem a Portugal, que servirá de guião do percurso ao longo do qual serão lidos e descodificados excertos referentes aos locais vivenciados pelo autor na nossa cidade.

A visita pretende despertar a curiosidade para a vida e obra do Prémio Nobel da Literatura Portuguesa e o seu contributo na afirmação e desenvolvimento do património literário português, com especial enfâse no contributo intelectual que Coimbra tem como centro difusor e produtor de cultura, ajudando, desta forma, a introduzir novos recursos promocionais da nossa cidade a todos quanto nos visitam.

Gratuito 

Ponto de encontro: entrada de visitantes na Quinta das Lágrimas (Rua José Vilarinho Raposo)

Dia 13 outubro | 15h00 | Portugal, Nascimento de Uma Nação

Visita guiada que percorre um dos espaços da cidade mais intimamente ligado à fundação da nacionalidade, sua criação e desenvolvimento, desde a sua origem até à atualidade. Obra marcante pela afirmação da independência de Portugal, local de repouso dos fundadores do reino, onde se conjugam diferentes estilos arquitetónicos executados por artistas, dos mais conceituados nas diferentes épocas, centro de uma intelectualidade excecional e única no panorama nacional, capaz de levar o visitante a percorrer a História de Portugal e da Cidade. Este itinerário pretende preservar, na memória coletiva, a importância e relevo que a cidade de Coimbra teve na reconquista cristã e na formação da nacionalidade e identidade de um povo, dando a conhecer aspetos menos conhecidos deste espaço nacional único, classificado como património mundial pela UNESCO.

Gratuito

Ponto de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Dia 18 outubro | 15h00 | As Mulheres em Coimbra

Visita guiada que percorre algumas ruas da Alta da cidade, através de um itinerário que evoca diversas figuras femininas do povo e da realeza, cuja popularidade permanece no tempo e na memória nacional. Mulheres como Inês de Castro, Isabel de Aragão, Maria Marrafa, a Tricana, Domitília Carvalho, Regina Quintanilha ou, ainda, a Princesa Cindazunda, serão a inspiração deste circuito, homenageando figuras intimamente ligadas à cidade de Coimbra, à sua cultura e à difusão do seu nome no mundo.

Esta visita tem como objetivo enaltecer a importância da mulher e dar a conhecer todas aquelas figuras femininas, cuja história e popularidade contribuíram para prestigiar Coimbra, o seu património e as suas tradições.

Gratuito

Ponto de Encontro: escadaria da Sé Nova

Dia 20 outubro| 15h00 | Órgãos de Tubos em Coimbra

Visita guiada a órgãos de tubos existentes na cidade, focando elementos da sua construção, história e finalidade à época. O órgão surge associado a festas e manifestações de carácter profano durante o período greco-romano. No entanto, na baixa idade média, começa a assumir um papel fundamental nas cerimónias religiosas, sendo autorizada a sua utilização pelo papa Vitalino no século VII. A produção destes instrumentos musicais alcança a sua máxima expressão durante o século XVIII, época em que também a talha dourada e policromada atinge o seu auge decorativo, tornando-se num elemento indispensável à exuberância e teatralidade dos cerimoniais religiosos. 

O objetivo da presente visita é promover, divulgar e criar uma dinâmica em torno de um dos maiores acervos existentes em Portugal deste tipo de instrumentos musicais e que se encontram referenciados na região de Coimbra, inclusive alguns dos quais em espaços classificados como património da UNESCO.

Entradas: Sé Nova 1€ | Misericórdia 2€

Ponto de Encontro: escadaria da Sé Nova

Dia 25 outubro| 15h00 | De Refúgio a Jardins Públicos

Visita guiada pela antiga Quinta de Santa Cruz, focando aspetos histórico-artísticos ao longo da sua evolução e transformação, desde a sua criação para contemplação, até aos dias de hoje, integrando espaços de fruição pública e de ocupação urbana.

Gratuito

Ponto de Encontro: entrada do Jardim da Sereia (Praça da República)

Dia 27 outubro| 15h00 | Santo António, Nascimento de um Santo

Visita guiada que pretende dar a conhecer não só a vida, mas também a obra e o legado material e espiritual desta personalidade ímpar da história religiosa europeia da Idade Média. Coimbra, cidade de refúgio religioso e espiritual, foi também, em inícios do século XIII, a cidade do conhecimento para Santo António, único doutor português da igreja católica.

Esta visita pretende preservar, na memória coletiva, a importância de um património único existente na cidade, que se encontra intimamente ligado a rotas de peregrinação, nacionais e internacionais, que pela sua centralidade são difusoras de um grande fluxo de turistas.

GratuitoPonto de Encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra