A Câmara Municipal (CM) de Coimbra formalizou esta quarta-feira, dia 28 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o apoio financeiro a 27 associações juvenis do concelho, que representa um valor global de 70 mil euros. Os protocolos foram assinados pelo presidente da CM, José Manuel Silva, e pelos representantes das 27 associações juvenis. Este financiamento é atribuído no âmbito das candidaturas ao apoio financeiro municipal ao Associativismo Juvenil para a Atividade Permanente, estipulado no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil. A cerimónia contou, ainda, com a presença do vereador responsável pelo pelouro da Juventude, Carlos Matias Lopes.

A cerimónia de assinatura dos protocolos do Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Juvenil para a Atividade Permanente 2023 decorreu esta quarta-feira, dia 28 de junho, no Salão Nobre da CM de Coimbra, na presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, do vereador Carlos Matias Lopes e dos representantes das 27 associações juvenis do concelho que viram as suas candidaturas aprovadas. Na verdade, a autarquia recebeu 33 candidaturas ao apoio financeiro municipal ao associativismo juvenil consideradas elegíveis, mas o Corpo Nacional de Escutas reúne sete. Os apoios representam um montante global de 70 mil euros.
O processo já tinha sido aprovado, por unanimidade, na reunião do executivo municipal de dia 22 de maio. Estes apoios municipais visam estimular a criatividade e a inovação das atividades desenvolvidas pelos jovens e criar condições para o crescimento e descentralização das atividades levadas a cabo pelas associações juvenis.
O associativismo, nas suas múltiplas vertentes, constitui um dos pilares estruturantes das sociedades atuais, não só pela relevância evidenciada no fomento das dinâmicas sociais, mas também pelo papel determinante que desempenha no desenvolvimento das comunidades. Esta é, também, uma forma da CM de Coimbra reconhecer o empenho e o trabalho concretizado pelo movimento associativo juvenil do concelho.
Os apoios vão ser distribuídos da seguinte forma: 1.000 euros para a Fans – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra; 4.000 euros para a Associação Académica de Coimbra; 1.000 euros para a Associação Cultural e Recreativa de Coimbra; 1.000 euros para a Associação Cultural Mondeguinas; 3.000 euros para a Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra; 3.000 euros para a Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; 2.000 euros para a Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra; 1.000 euros para a Associação Distrital de Taekwondo de Coimbra; 1.000 euros para a Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária; 2.000 euros para a Associação Pollux – Tecnologias do Espaço; 2.000 euros para a Associação República da Praça; 3.000 euros para o Centro de Recreio e Animação Cultural de Brasfemes; 4.000 euros para o Coro Misto da Universidade de Coimbra; e 14 mil euros para o Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Junta Regional de Coimbra – que contempla sete candidaturas aprovadas, feitas pelos diversos agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas: Corpo Nacional de Escutas – Junta Regional de Coimbra (2.000 euros); Agrupamento 1086 – Palheira/Corpo Nacional de Escutas (3.000 euros); Agrupamento 1199 – Santa Apolónia/Corpo Nacional de Escutas (1.000 euros); Agrupamento 1233 – Almalaguês/Corpo Nacional de Escutas (2.000 euros); Agrupamento 309 – Ceira/Corpo Nacional de Escutas (2.000 euros); Agrupamento 603 – Antanhol/Corpo Nacional de Escutas (3.000 euros); Agrupamento 163 – Santa Cruz/Corpo Nacional de Escutas (1.000 euros).
A Câmara Municipal vai, ainda, apoiar a Federação das Associações Juvenis de Coimbra do Distrito de Coimbra com 1.000 euros, a Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico com 1.000 euros, a Federação Nacional dos Estudos Europeus com 3.000 euros, o Grupo 258 – São João do Campo/Associação dos Escoteiros de Portugal com 3.000 euros, a JEKnowledge Associação com 3.000 euros, a Molecular – Júnior Empresa – Associação com 3.000 euros, o NAPEEC – Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra com 2.000 euros, o Orfeon Académico de Coimbra com 3.000 euros, a Phartuna – Tuna de Farmácia de Coimbra com 2.000 euros, a Quantunna – Associação Cultural com 3.000 euros, a SDUC – Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra com 1.000 euros, a TUNA D’ESTES – Associação com 1.000 euros e a Tuna Académica da Universidade de Coimbra com 3.000 euros.