Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional da Juventude, que se comemora a 12 de agosto, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através da Divisão de Juventude, vai organizar uma série de atividades na Praia Fluvial do Rebolim, nos dias 11 e 12 de agosto. Este ano, o tema definido pelas Nações Unidas para as comemorações e espelhado na programação do Município de Coimbra é “Competências verdes para a juventude: Rumo a um mundo sustentável”. Com a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, e ainda a participação de várias associações juvenis, o programa promete, entre outras, formações ambientais, muitas atividades lúdicas e desportivas gratuitas e ainda momentos musicais.
Com estas comemorações, que assinalam o Dia Internacional da Juventude, o Município pretende promover um conjunto de iniciativas lúdicas/desportivas/informativas, para proporcionar aos utilizadores jovens da Praia do Rebolim, formação em “ambiente não formal”, em diversas áreas. A esta iniciativa da CM de Coimbra associaram-se, como parceiros institucionais, o IPDJ e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, havendo ainda a participação de várias entidades/associações na dinamização de algumas das atividades.
O programa começa na sexta-feira, dia 11 de agosto, das 10h00 às 13h00, com atividades desportivas, experimentação de Surf Paddle (com a participação da Coimbra Stand Up Paddle) e de sensibilização ambiental (com o apoio do Departamento de Ambiente CM de Coimbra) e ainda insufláveis. Da parte da tarde, as atividades que vão das 14h00 às 20h00, incluem novamente atividades desportivas e campanhas de sensibilização ambiental (das 15h00 às 17h00), bem como os insufláveis. Ao programa da tarde acrescenta-se ainda uma atividade de sensibilização em Suporte Básico de Vida (com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa), das 15h00 às 17h30, a exibição de dança contemporânea, ballet e hip-hop (com a colaboração da Escola de Dança E-Motion), às 17h30, uma mostra de técnicas de combate de taekwondo (com a presença da Associação Distrital de Taekwondo de Coimbra), às 17h45, e um momento de Stand Up Comedy, pelo Grémio Boémio, às 18h30. O dia termina com um concerto do grupo Cravo & Alecrim, a partir das 19h00.
No sábado, dia 12, a manhã vai ser preenchida, até às 13h00, novamente com atividades desportivas, atividades de sensibilização e insufláveis. Havendo ainda tempo para ações de Química de Bolso (com a participaçõ MOLECULAR Associação), das 10h00 às 12h00, e para uma “Cicloficina”, em que o coletivo Coimbr’a Pedal vai ensinar a mudar pneus, das 10h00 às 13h00. Durante a tarde, das 14h00 às 22h00, mantém-se as atividades desportivas e os insufláveis. Das 14h00 às 18h00, há um novo momento de “Cicloficina”; às 16h00 há atuação da Tuna Académica “AS FANS”; e às 18h00, será tempo do jogo didático sobre temática ambiental “Roleta da Sustentabilidade”, promovido pela Erasmus Student Network Coimbra. Para o final da tarde, está marcado um sunset party, com novo momento de Stand Up Comedy, pelo Grémio Boémio, às 18h00, com a atuação de DJ Merije Suprasensorial, às 18h30, que promete percorrer a genealogia da música brasileira, da música Popular ao Samba e ao Rock e a sempre intemporal Bossa Nova. Já, às 21h00, a Praia do Rebolim recebe um concerto do artista brasilero Gabrre, multi-instrumentista, compositor e produtor.
Ambiente, desporto, saúde, cultura e literacia são, assim, as temáticas que pautam este preenchido programa dedicado à Juventude, cumprindo não só a orientação do tema definido pelas Nações Unidas para este dia (“Competências verdes para a juventude: Rumo a um mundo sustentável”), mas indo também ao encontro das diretrizes definidas no II Plano Nacional para a Juventude, nomeadamente no eixo “Educação, Formação e Ciência”, cuja primeira prioridade é garantir aprendizagens não formais e informais ao longo do percurso da escolaridade obrigatória e ainda no eixo “Cidadania e Participação”, tendo em conta as atividades que pretendem sensibilizar as pessoas jovens para os diversos aspetos do desenvolvimento sustentável, nas suas vertentes social, económica e ambiental.
O local escolhido para a realização deste evento, a Praia Fluvial do Rebolim, é um local reconhecido com o selo de qualidade da Bandeira Azul, sendo a atribuição desta bandeira uma iniciativa da Foundation for Environmental Education, com o apoio da Comissão Europeia, que tem como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes.