Câmara de Cantanhede quer criar corredores verdes no perímetro urbano

Candidatura a fundos comunitários pressupõe investimento superior a 665 mil euros

O Executivo Municipal deliberou aprovar, na última reunião camarária, a candidatura a um projeto de arborização da cidade de Cantanhede, cujo investimento global ascende a 665 mil euros.

Designado Cantanhede Greenconnection, decorre no âmbito aviso Centro 2030-2024-07 – Corredores verdes em contexto urbano – ITI CIM, que visa o apoio a investimentos em infraestruturas verdes urbanas e corredores verdes para a promoção da biodiversidade nas cidades.


Desenvolvida pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais da Câmara Municipal, a candidatura pretende promover, criar e (re)construir infraestruturas verdes no contexto urbano de Cantanhede, como forma de fomentar e potenciar os corredores verdes e a conetividade ecológica dentro da cidade.


As ações a realizar compreendem a plantação de árvores e espécies arbustivas/subarbustivas autóctones em setores selecionados da cidade, em espaços subaproveitados, não aproveitados ou, ainda, em recriar infraestruturas verdes já existentes. No total, está prevista a plantação de aproximadamente 1.400 árvores e 5.000 espécies arbustivas/subarbustivas..


Para o efeito, foram definidas três ações essenciais de intervenção, nomeadamente a construção ou atualização de infraestruturas verdes, a elaboração de uma nova
estratégia de gestão e manutenção dos espaços verdes urbanos e a transmissão de
conhecimentos sobre os valores naturais a salvaguardar nas áreas de intervenção.


Entre os locais de intervenção encontra-se a avenida do Brasil, rua Dr. Filipe Requixa, rua Dr. Emílio Lopes de Matos, rua Albano Pais de Sousa e rua Leonardo Lopes, Zona Industrial de Cantanhede e rua do Complexo Desportivo, parque Prosepe, largo Pedro Teixeira, rua Lino Cardoso, loteamento Vasco da Gama, avenida Colégio Infante de Sagres, “Quinta dos Laticínios”, rua João de Ruão e rua Alberto Maria Andrade.


Este projeto pretende ainda promover e proteger a diversidade de polinizadores existente, como forma de garantir a conetividade urbana entre locais naturais e agroflorestais no perímetro periurbano de Cantanhede.

0