A Câmara de Alvaiázere aprovou a proposta de orçamento para 2022 no valor de 10,1 milhões de euros. A informação foi avançada pelo presidente do município, João Paulo Guerreiro, que considerou o documento “equilibrado e prudente”.
O Orçamento para o próximo ano tem previsto “um forte apoio às juntas de freguesia”, apoio ao movimento associativo, que rondará meio milhão de euros”, “na área da educação foram reforçados os apoios socioeducativos” e está previsto, igualmente, investimento na promoção turística do concelho.
O presidente da Câmara de Alvaiázere acrescentou que no âmbito da recuperação económica na sequência da pandemia de covid-19 está prevista uma verba na ordem dos 100 mil euros, para famílias e empresas.
Para o próximo ano, a autarquia mantém a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,3% a aplicar aos prédios urbanos. A taxa de IMI é majorada para prédios urbanos degradados.
Quanto ao Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares, o município vai manter em 3% a participação variável e continua a isentar as empresas da Derrama.
A proposta, aprovada por maioria em reunião do executivo, vai ser submetida à Assembleia Municipal.