O Município de Idanha-a-Nova aprovou dois regulamentos da maior importância para o desenvolvimento económico e social do concelho: Regulamento do Centro Coordenador de Transportes de Idanha-a-Nova (aprovado na última Assembleia Municipal) e o projeto de Regulamento do Mercado Municipal (aprovado em Reunião de Câmara, será submetido a apreciação da Assembleia Municipal).

Estes dois regulamentos dão sequência à estratégia autárquica de regulamentar o funcionamento das infraestruturas e dos apoios municipais (como foi o caso dos Regulamentos dos Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários e do Orçamento Participativo, ambos já implementados).

No caso do Mercado Municipal, o regulamento enquadra-se no compromisso que Idanha-a-Nova assumiu ao aderir à Rede Internacional de Bio-Regiões (tendo sido considerada a melhor Bio-Região da Europa em 2023), de promover a sustentabilidade alimentar e o bem-estar da sua população e do Planeta.

Nesse âmbito, é essencial a dinamização de um mercado municipal de produtores locais e biológicos, designado Mercado da Bio-Região, para valorizar a produção local e os seus produtos endógenos, e promover um espaço de comercialização de proximidade entre consumidores e produtores.

Em relação ao Regulamento do Centro Coordenador de Transportes, já concluído e aprovado, visa consolidar o bom funcionamento desta infraestrutura fundamental de apoio aos cidadãos que utilizam o transporte público de passageiros. Pretende-se reforçar os serviços de transporte rodoviários de passageiros de âmbito municipal, intermunicipal, inter-regional e expressos, e assegurar uma adequada exploração regular e contínua de transportes públicos rodoviários de passageiros.

Importa referir que a estratégia de regulamentação das infraestruturas e serviços prestados pela autarquia irá prosseguir. Neste momento, estão em curso a preparação de regulamentos relativos ao Idanha Green Valley – Área de Acolhimento Empresarial e do apoio ao associativismo, entre outros.