O ciclo Café Curto, uma coprodução Blue House e Convento São Francisco, regressa em setembro ao Café Concerto do Convento São Francisco. Todas as terças-feiras, às 19h30, é servido um showcase de entrada livre, num blend entre estilos e musicalidades diferentes, pronto a ser degustado por qualquer pessoa. Ao fim de 107 showcases, o Café Curto é uma marca que se afirma cada vez mais, enquanto se consolida e continua a reinventar. O primeiro concerto do ciclo decorre na primeira terça-feira de setembro, dia 5, com Alex Lima.
Como já é habitual, na última semana de cada mês, a Blue House junta em estúdio dois artistas, um local e outro nacional, para uma micro-residência que tem como resultado dois temas inéditos apresentados entre dois showcases no Café Duplo, reforçando o estímulo à criação, um dos eixos essenciais do projeto. O próximo quadrimestre de Café Curto chega com uma aposta na circulação. A convite do Teatro Municipal de Bragança, os músicos em residência no estúdio da Blue House na última semana de cada mês acrescentam uma paragem ao seu trajeto e atuam na cidade transmontana na quinta-feira.
A convocatória MIC – Música Independente de Coimbra está também de regresso. Inserida na programação do Café Curto, a iniciativa tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de carreiras artísticas e musicais, bem como descobrir novos talentos da região de Coimbra. Na sua segunda edição, as candidaturas estiveram abertas entre janeiro e abril de 2023 e foram selecionados quatro projetos. Beatriz Bandeirinha, Cazikode-Zé, Francis Salema e Bem-te-Vi vão apresentar o trabalho que têm desenvolvido em colaboração com a Blue House nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro respetivamente.
A nível de continuidade, o Café Curto valoriza e aprofunda as parcerias de curadoria estabelecidas até ao momento. Até ao final do ano, o Jazz ao Centro Clube (JAAC) está responsável por duas sessões, nos dias 12 de setembro e 14 de novembro. Os alunos da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra vão continuar a atuar no palco do Café Concerto para uma mostra do seu talento em construção, através de um showcase pautado por composições originais e clássicos standards de jazz, que pretende contribuir para a profissionalização dos músicos em formação.
O Café Curto conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, do Convento São Francisco, do Café Concerto Coimbra, da Lux Records, do JAAC, do Curso Profissional de Jazz – Conservatório de Música de Coimbra, da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e do Penedo da Saudade – Suites & Hostel.