Bruxelas quer aprovar primeiros planos nacionais de recuperação até julho

A Comissão Europeia disse esta sexta-feira que pretender aprovar os primeiros planos nacionais de acesso às verbas da recuperação até julho, considerando estar “no caminho certo” para pré-financiamento nessa altura, apesar do “desafio” relativo à ratificação por parte dos Estados-membros.

Apesar de ainda nenhum plano nacional de recuperação e resiliência ter sido submetido até agora, o comissário europeu da Economia acredita que chegarão nas próximas duas a quatro semanas para a maioria dos Estados-membros.

Os países da UE têm até 30 de abril de 2021 para apresentar os PRR que definam os seus programas de reforma e de investimento até 2026.

Portugal faz parte do grupo de Estados-membros mais avançados nos planos nacionais de reforma, devendo enviar nos próximos dias o seu documento à Comissão Europeia.

Porém, a grande maioria dos Estados-membros deverá entregar os seus planos perto do final do prazo, dispondo depois o executivo comunitário de até dois meses para os avaliar, seguindo-se uma apreciação pelo Conselho.

0