Ao que tudo indica, o concelho vai ter uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP), a operar nos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, depois de ter sido conhecida a decisão da ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, entidade à qual foi submetida a candidatura conjunta entre a AHVBPS e a Câmara Municipal.
Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal, confessou que foi com “grande alegria” que recebeu o anúncio de que uma das dez equipas recém-atribuídas em todo território nacional, fixar-se-ia em Pampilhosa da Serra.
O protocolo para a formalização da nova equipa foi ratificado na última reunião de câmara, realizada a 11 de abril, sendo que a remuneração dos 5 elementos da EIP (um chefe de equipa e 4 bombeiros), será comparticipado em partes iguais pelo Município e pela ANEPC, tal como acontece com as outras duas equipas.
A nova equipa será instalada no Quartel de Pampilhosa da Serra, onde já se encontra uma EIP, sendo que a outra está localizada na Secção de Unhais-o-Velho dos Bombeiros Voluntários. “Vamos ter mais uma equipa de 5 pessoas a trabalhar em prol dos Pampilhosenses e em todas as situações de exceção”, considerou Jorge Custódio.
No âmbito do sistema de proteção civil, as EIP desempenham as missões solicitadas aos corpos de bombeiros, a partir de uma parceria entre as Associações Humanitárias, os Municípios e a Autoridade de Emergência e Proteção Civil.