A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV) celebrou, a 22 de fevereiro, 93 anos de serviço à comunidade. A sessão solene destacou o percurso da corporação, o seu legado de solidariedade, o papel inestimável dos Bombeiros Voluntários e os desafios futuros que se colocam em prol da proteção e segurança da comunidade.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, enalteceu o trabalho incansável da AHBVMV, do Comandante e do Corpo de Bombeiros, sublinhando que a corporação “continua a ser uma força fundamental da Proteção Civil”. O autarca reconheceu ainda o papel determinante dos bombeiros na resposta a situações de risco vividas nos últimos anos, afirmando que estas foram mitigadas graças “aos Bombeiros Voluntários excecionais” do concelho.

A cerimónia contou com a presença de diversas entidades e instituições e incluiu a assinatura do protocolo de colaboração entre o Município e a AHBVMV, que garante um apoio anual de cerca de 105 mil euros para despesas correntes, além de 18 mil euros para despesas de capital. Os montantes foram aprovados por unanimidade na reunião do Executivo Municipal, realizada a 27 de janeiro, no âmbito da renovação do protocolo e da atualização dos valores para 2025.

Durante a sessão solene, a AHBVMV distinguiu o Grupo Motard Fox Riders, a Quinta do Outeiro, a Certifisco Lda. e Manuel Carraco dos Reis com as medalhas de serviços distintos – grau prata.

A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu condecorações a bombeiros e o crachá de ouro a Joaquim de Jesus, bombeiro de 1.ª classe, e a Rui Couceiro, 2.º comandante. Durante a cerimónia, foram ainda entregues as medalhas de assiduidade – grau prata a Alexandre Leal e Nuno Rodrigues, em reconhecimento pelos seus 10 anos de ligação aos Órgãos Sociais da AHBVMV.