Boas Festas em Aveiro com concertos, espetáculos, novo circo, videomapping, pista de gelo e Oficina do Pai Natal

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o Boas Festas em Aveiro regressa no dia 1 de dezembro, com uma programação para toda a família que irá celebrar o Natal, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho. Até 12 de janeiro de 2026, serão apresentados espetáculos de diversas expressões artísticas. O evento conta com a participação de associações culturais e artistas locais, que assumem parte significativa da oferta cultural, e inclui outras iniciativas como a corrida de São Silvestre de Aveiro e Roteiros Culturais e Turísticos.

 Boas Festas em Aveiro conta com 43 dias de programação10 formas de expressão artística, mais de 150 artistas e de 85 ações.

A abertura da edição 2025/26 do Boas Festas em Aveiro terá lugar a 1 de dezembro no Cais da Fonte Nova, com o acender da iluminação de rua e da Árvore de Natal, acompanhado simbolicamente pelos sinos das Torres do centro histórico.

A inauguração contará também com o desfile de Pais Natais em barcos moliceiro, que parte, pelas 17h30, do edifício da antiga Capitania) em direção à Fonte Nova onde haverá um espetáculo multimédia e pirotécnico, seguido de uma parada de Natal.

A iniciativa Boas Festas em Aveiro é um programa cultural recheado de propostas assentes no espírito natalício dirigidas a todas as idades. Organizado anualmente pela CMA para quem reside e para quem visita a Cidade, este certame (re)veste a cidade com um conjunto de experiências culturais diversificadas, das quais estruturas luminosas que invadem o território e que têm na Grande Árvore de Natal uma imagem de marca e um convite para usufruir e desfrutar de uma oferta cultural maioritariamente de acesso livre e gratuito.

Como é apanágio, a edição de 2025 comemora três grandes festividades: o Natal, dinamizado nas artérias comerciais, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho de Aveiro. São, assim, apresentados espetáculos de diversas expressões artísticas, nomeadamente Artes de Rua, Concertos, Teatro, Dança, Magia, Circo, Oficinas, Videomapping, Espetáculos piromusicais e multimédia, agregando também a corrida de São Silvestre de Aveiro, Roteiros Culturais e Turísticos e os Concertos de Ano Novo e de Reis de habitual tradição. O programa não descura a participação das Associações Culturais e artistas locais, que assumem parte significativa da oferta cultural.

No Cais da Fonte Nova permanecerá uma das maiores árvores de Natal da Europa, e o espaço dedicado ao Pai Natal assumirá pelo segundo ano a nova localização, instalando-se no Mercado do Peixe – Oficina do Pai Natal. Estes elementos são de permanência diária, ilustrando a imagem urbana, contemporânea e cosmopolita da Cidade.

Às sextas, sábados, domingos e feriado, a Oficina do Pai Natal, além de outras atrações, contará com um Mercadinho de Natal dinamizado pelas Juntas de Freguesia do Concelho.

Uma das novidades da presente edição é a Pista de Gelo e Comboio Elétrico que estarão instalados no Rossio de 2 a 23 de dezembro. Em 2025, o Boas Festas em Aveiro marca presença em todas as freguesias do concelho, com instalações de luz e Concertos de Boas Festas.

0